terça-feira, 13 de outubro de 2015

Iaijutsu para TRPG


A perícia Foco em Iaijutsu causou muitas dores de cabeça na época do D&D. Pelo menos no meu grupo, houve um período em que eu insistia em usar essa perícia que era bastante apelona da forma que entendíamos. A revista Dragão Brasil #82 lançou um artigo que adaptava as aventuras de Kenshin Himura para D&D. E aí trouxe elementos, de maneira introdutória, do Aventuras Orientais. A perícia Foco em Iaijutsu consistia em um teste na primeira rodada de combate onde, dependendo do resultado, o personagem acrescentava ao seu dano com a katana um número de d6 (Aventuras Orientais, p. 59). A revista ainda trazia toda uma estrutura de Duelo de Iaijutsu e até uma classe de prestígio focada nesse tipo de ataque.

Neste artigo pretendo expor algumas ideias e defender a volta do uso dessa técnica maneiríssima!


O Foco em Iaijutsu era uma perícia forte. Uma perícia muito forte... mas só num primeiro ataque. Valia apena aprender essa técnica, mas não valia a pena investir nela pegando a classe de prestígio Mestre de Iaijutsu. Acreditem, eu usei essa classe e me tornei defasado em relação aos demais combatentes do grupo. Se no começo eu fazia muita diferença com esses dados extras no dano, a médio e longo prazo, depois de pegar a classe de prestígio, me enfraqueci muito...

Esses dias eu estava adaptando alguns personagens do TRPG para 3D&T e me deparei com o kit Mestre de Iaijutsu (Manual do Aventureiro Alpha, p. 81) e fiquei curioso para saber como essa técnica poderia ser usada em TRPG.

Esses dias eu vi uma adaptação no site https://areadetormenta.wordpress.com/2010/11/04/mestre-de-iaijutsu/ que, apesar da boa ambientação, obliterou o fato de que qualquer um com uma katana poderia aprender a técnica. Antes, bastava pagar os pontos por ela (dobrados, caso tu não fosse um samurai ou guerreiro) para se saber usar e ter uma katana, é claro. Mas neste artigo, ela se tornou simplesmente em uma habilidade de classe do Mestre de Iaijutsu deles. Eu não os culpo. A perícia nos tempos de D&D era um terror mesmo e pode ter causado muitos traumas. Sem falar que o uso dessa técnica como perícia em TRPG a tornaria mais desequilibrada ainda.

Mas a técnica é legal. É divertido pensar que o personagem possui um poder forte demais que só pode usar uma única vez. Dessa forma, tenho uma outra interpretação para o uso do Iaijutsu sem que possa ser (muito) desequilibrado.

Minha inspiração é a habilidade de classe do Samurai Executor (Guia da Triologia, p. 27), o Sem Mente (idem, p. 28). Segue o trecho:

“Sem Mente: o samurai executor treina para esvaziar sua mente de dúvidas e hesitação. Quando consegue atingir esse estágio de “mente vazia”, pode fazer apenas aquilo para que foi treinado — matar. A partir do 2º nível, o samurai executor pode fazer um teste de Vontade como uma ação de movimento. De acordo com o resultado do teste, recebe um bônus nas jogadas de dano corpo-a-corpo realizadas na mesma rodada. No 8° nível, usar esta habilidade passa a ser uma ação livre (mas o samurai pode fazer apenas um teste por rodada). Se o samurai executor fizer qualquer coisa durante a rodada exceto mover-se e atacar, ocupa sua mente com futilidades, e o bônus é perdido.”

Notem as semelhanças!

Posso considerar que o Foco em Iaijutsu pode ser um talento de mesmo nome (com pré-requisito: Saque Rápido), que concede ao usuário a capacidade de: usar uma ação de movimento para concentrar seu chi (conforme a descrição original dessa perícia, no Aventuras Orientais, p. 59) e fazer um teste de Vontade. Esse teste de resistência não é lá tão forte para Combatentes (talvez para Clérigos de Lin-Wu, heim heim heim), o que limita o potencial apelativo. E possui várias limitações:



I) o fato de só poder ser usado no primeiro golpe (ao sacar a arma).
II) só funciona com um tipo de arma exótica e caríssima, a katana (400 TO, arma exótica, p. 132 do TRPG Revisado).
III) necessita que se tenha Saque Rápido.

A especificidade limita o potencial apelativo. Por isso, acredito que o dano poderia ser igual ao Sem Mente do Samurai Executor. Resultado 10-14 +1d6; 15-19 +2d6; e assim sucessivamente, até o máximo de +9d6, com um incrível e virtualmente impossível 50 no teste de Vontade...

Basicamente, minha ideia é, então, tornar a habilidade Sem Mente do Samurai Executor acessível a qualquer um que compre o talento Foco em Iaijutsu (com pré-requisito Saque Rápido) e que use uma katana.

Abaixo, os talentos que criei relacionados ao Iaijutsu.

Foco em Iaijutsu (talento de combate)
Você é versado na técnica de iaijusu, concentrando seu chi para desferir um único golpe mortal com a katana.
Pré-requisito: Saque Rápido, Usar Arma Exótica (katana), Iniciativa Aprimorada.
Benefício: no início do combate você pode usar uma ação de movimento para provocar mais dano com seu primeiro ataque com a katana, ao sacar a arma, de acordo com o resultado de seu teste de Vontade:
Resultado no teste
Dano extra
10-14
+1d6
15-19
+2d6
20-24
+3d6
25-29
+4d6
30-34
+5d6
35-39
+6d6
40-44
+7d6
45-49
+8d6
50 ou mais (boa sorte...)
+9d6

Especialista em Iaijutsu (talento de combate)
Você se tornou especialista nesta técnica mortal. Quando saca sua arma, poucos podem ver o brilho de sua lâmina antes de ser tarde demais.
Pré-requisito: Foco em Iaijutsu, Des 17, bônus base de ataque +6.
Benefício: você ganha um bônus de +4 no seu teste de Vontade para usar a técnica de iaijutsu. Além disso, você pode usa uma ação livre para utilizá-la ao invés de uma ação de movimento.

Mestre em Iaijutsu (talento de combate)
Você se tornou um verdadeiro mestre. É virtualmente impossível ver o seu ataque. Suas vítimas demoram alguns segundos para perceberem que já estão mortas...
Pré-requisito: Especialista em Iaijutsu, Des 19, bônus base de ataque +12.
Benefício: você ganha um bônus de +8 no seu teste de Vontade para usar a técnica de iaijutsu (não acumulativo com Especialista em Iaijutsu). Além disso, o dado para acrescentar no dano passa a ser d8 ao invés de d6. 


Iaijutsu Supremo (talento de combate)
Às vezes, ser um mestre não basta para derrotar alguns adversários poderosos. Você precisa superá-los. Agora você é superior a um mestre. Sua técnica de iaijustu é capaz de destruir até mesmo os mais resistentes.
Pré-requisito: Mestre em Iaijutsu, Vontade de Ferro, bônus base de ataque +16.

Benefício: você ganha um bônus de +12 no seu teste de Vontade para usar a técnica de iaijutsu (não acumulativo com Mestre em Iaijutsu). Além disso, seu golpe de iaijutsu ignora efeitos de talentos como Duro de Matar, Duro de Ferir que normalmente impediriam que seu dano os derrubasse. Também ignora qualquer tipo de resistência a dano, camuflagem e imunidades como o talento Basta! do Manual do Combate (página 32).

Os talentos talvez sejam incompatíveis com a classe de prestígio Mestre de Iaijutsu do blog Área de Tormenta. Ou não. Você quem sabe.

Então, o que acharam? Deixe seu comentário com críticas, sugestões, elogios etc.



ALTERAÇÕES: incluindo pré-requisitos ao Foco em Iaijutsu: Usar Arma Exótica (katana) e Iniciativa Aprimorada. Incluindo também o talento Iaijutsu Supremo. (8h50, 17/10/2015)

5 comentários:

Senimaru disse...

Achei legal senpai mas não seria melhor transformar isso tudo numa base de combate?
Mesmo só funcionando com Katana e tendo a necessidade de ter saque rápido, ao meu ver esses pre requisitos são facilmente cumpridos por basicamente qualquer um.

ThatRaz disse...

Concordo com o Raphael. Tá meio fácil pegar esse talento.

No caso, acho que ter como pré-requesito o talento "Perito em Arma" já tornaria mais equilibrado, visto que o Iaijutsu não pode ser praticado com armas muito grandes ou muito pesadas.

Aldenor disse...

Kouhai, no caso, o que seria uma base de combate? Uma Postura? Ou uma Escola? Se for uma Postura, ainda assim fica fácil qualquer um pegar a técnica e, se for uma Escola, fica difícil demais.

Felipe, o talento nem é tanto de fácil acesso, você precisa saber usar uma katana. Ela fica de fácil acesso se tu for um samurai ou tiver dinheiro pra começar com uma katana ou ser de Zakharov e escolher Arma de Família como talento regional. Pegar o Perito em Arma já torna a técnica bastante complicada de se pegar (ter dois talentos, além do Saque Rápido, e dois atributos específicos).

A ideia é que a técnica não seja mesmo tão difícil de se pegar. Qualquer um pode, com treinamento, aprender a aplicar esse devastador golpe.

O que realmente preciso acrescentar, pelo que vi, é a necessidade de se ter o Usar Arma Exótica (katana).

Senimaru disse...

Sim Senpai, eu quis falar Escola. Eu não acho que fica dificil demais pq o beneficio que ele te da é bom demais. Logico que só isso tbm ficaria muito pouco para escola ai pensei que seria bom mudar para "vc pode fazer isso um numero de vezes igual seu bonus de sab." e adicionar um bonus de iniciativa e talvez aumentar a margem de critico, apesar da minha ideia ser mais voltada por Battoujustu acho que ficaria mais equilibrado.
E quem sabe em vez de colocar o bonus de iniciativa na escola, criar uma base e colocar nela.

Aldenor disse...

Olhando por esse lado, realmente, tornar uma Escola seria uma ideia boa. Vou dar uma pensada. Valeu!